Como facilitar sua inserção no mercado de trabalho

Como facilitar sua inserção no mercado de trabalho

Compartilhar

Como facilitar sua inserção no mercado de trabalho

 

A maneira clássica de ingresso no mercado de trabalho é se candidatar para uma vaga, apresentar seu currículo, fazer a entrevista de seleção e aguardar o resultado. No entanto, existem outras iniciativas que um candidato pode adotar para potencializar as chances de alcançar esse êxito. Neste post, destacamos três delas.

 

1. Trabalho voluntário: essa é uma prática bastante comum em países desenvolvidos e que tem bastante relevância em nosso país. A grande diferença é quando o candidato faz um trabalho voluntário organizado, ou seja, quando a instituição que contrata o voluntário é minimamente estruturada, possui os registros em dias ou tem vínculo com organizações maiores, como, por exemplo, a ONG Parceiros Voluntários, de Porto Alegre. Assim, o candidato presta o trabalho voluntário de modo correto: cumpre os horários, realiza todas as atividades e tem tudo isso registrado, podendo usufruir dessa ação em seu currículo. Cada vez mais, as empresas valorizam pessoas que realizam trabalho voluntário.

 

2. Boa rede de contatos: o mercado de trabalho é feito por pessoas e nada melhor do que uma boa recomendação para facilitar o ingresso em uma vaga. Nesse contexto, o boca a boca é fundamental. Por isso, é importante cultivar uma rede de relacionamentos profissionais válida, com colegas e ex-colegas de trabalho, seja por meio do LinkedIn ou de eventos presenciais. O importante é manter as conexões vivas e que as pessoas saibam o que você busca no mercado.

 

3. Trabalho temporário: evidentemente, destacamos o trabalho temporário que é nossa grande especialidade. Essa é uma modalidade regularizada desde a década de 1970 no Brasil e que, nos últimos anos, vem se mostrando como uma grande oportunidade para que empresas e candidatos se conheçam. O trabalho temporário oferece férias, 13º salário e conta ponto para o FGTS.