O varejo emprega quase 26% dos trabalhadores com carteira assinada no Brasil, ou cerca de 8,5 milhões de pessoas. Sua representação na economia é inegável: em 2019, o crescimento do Varejo Restrito (que não inclui automóveis e materiais de construção) foi de 1,8%, contra 1,1% do PIB nacional. Movimentando R$ 1,4 trilhão, o Varejo Restrito equivale a 19,24% do PIB.
Na linha de frente desse cenário estão os profissionais que diariamente entendem e atendem as necessidades de seus clientes. Para ajudá-los, elencamos aqui 5 habilidades imprescindíveis para esses profissionais.
1. Conhecimentos técnicos sobre os produtos e serviços: para isso, é necessário preparação, estudo e prática em relação àquilo com o que se trabalha. Há produtos mais ou menos complexos, assim como segmentos mais ou menos complexos.
2. Boa comunicação: saber passar as informações necessárias para que o cliente tenha o entendimento necessário é imprescindível. Do mesmo modo, é fundamental saber ouvir o que o cliente questiona para esclarecer as dúvidas e manter uma comunicação eficiente e agradável.
3. Ótimo relacionamento interpessoal: a timidez não tem lugar no varejo. É preciso saber se relacionar com as pessoas, sejam colegas, sejam clientes. Quanto a estes últimos, é necessário ainda saber se relacionar de modo profissional e distinto.
4. Poder de negociação: varejo é comércio e comércio é troca. Assim, saber negociar é vital na arte de negociar. Isso envolve saber ouvir, saber argumentar, compreender a necessidade do cliente e propor a melhor solução para todos é a grande meta de quem atua na área.
5. Ótima persuasão: persuadir é saber convencer de modo ético, profissional e com informações verdadeiras. Definitivamente, é uma disputa que requer profissionalismo e maturidade.
Liga-SP e WE CAN BR promovem segunda edição de feirão de empregos
24 de abril de 2025Assista a WE CAN BR no Jogo Aberto da BAND
15 de janeiro de 2025WE CAN BR conquista, pela segunda vez, o prêmio “Melhores Fornecedores para RH
28 de novembro de 2024