Coisas que você precisa saber sobre o entrevistador
27 de outubro de 2022
O entrevistador não é uma máquina fria e sem sentimentos que visa eliminar candidatos do processo seletivo. Essa é uma imagem que não tem qualquer vínculo com a realidade. Como qualquer pessoa, ele ou ela têm seus gostos, seus defeitos e suas emoções. O que diferencia o recrutador é que ele ou ela possui uma missão: encontrar o candidato mais adequado para aquela vaga específica. Portanto, existem critérios e parâmetros a serem seguidos.
Nesse contexto, o que pode ajudar o entrevistado é entender um pouco mais o que se ensina ao recrutador para que desenvolva bem o seu trabalho. Elencamos aqui alguns desses elementos:
1) Preparação: é esperado que o entrevistador leia e estude o currículo dos candidatos, além de estabelecer critérios para a avaliação.
2) Recepção: um bom recrutador se preocupa em criar um ambiente profissional e ao mesmo tempo "leve" para a realização da entrevista. Isso ajuda o candidato a se sentir mais relaxado e confiante e faz com que o diálogo tenha melhor fluidez.
3) Estrutura: a entrevista precisa ser estruturada em torno das competências e do comportamento do candidato. Porém, existem questões que devem ser evitadas, como aquelas que induzem a certas respostas.
4) Incerteza: esse é um componente que precisa ser eliminado e o recrutador fará de tudo para alcançar esse objetivo. Nessa hora, ele ou ela podem fazer perguntas de tom mais pessoal para avaliar a resposta do candidato.
5) Julgamento: todo recrutador é orientado a não julgar e sim avaliar a (in)adequação do perfil do candidato àquela vaga específica.