Como encarar a busca por emprego de forma positiva

Como encarar a busca por emprego de forma positiva

Compartilhar

Já tratamos em posts anteriores que a busca por um emprego tem que ser encarada como um trabalho. É preciso planejamento, persistência e pensamento crítico. Sem dúvida, não adianta "sair fazendo", porque o resultado será somente a desistência. Vamos detalhar melhor essa abordagem para que você possa encarar esse processo de forma positiva.

 

Planejamento. Essa etapa é essencial porque é ela que norteia as ações que serão realizadas. Aqui é hora de colocar no papel definições estratégicas, como a área ou setor que será procurada uma vaga, a quantidade de agências que serão contatadas, o número de entrevistas que você deseja participar em certo período etc. Essas informações não são fixas e serão modificadas ao longo do processo. O importante é ter um ponto de partida.

 

Persistência. Sem ela, em poucos dias vence a desistência. É preciso consciência de que a busca por emprego, geralmente, é lenta e marcada por mais "não" do que "sim". O recomendado é ter baixas expectativas para evitar a frustração e para que o planejado seja executado até o fim.

 

Pensamento crítico. Este é necessário em toda e qualquer atividade. No caso da busca por emprego, é preciso avaliar criticamente a si mesmo (suas competências, sua experiência, sua necessidade), investigar em detalhes sobre as vagas em aberto (falar com o recrutador, fazer perguntas, conhecer a empresa ofertante) e até que ponto você está disposto a fazer concessões para conseguir aquela vaga. 

 

Com esses recursos, você vai entrar na busca por emprego mais preparado e fortalecido para os desafios que virão. 

 

Postagens Recentes

Checklist para a entrevista

Checklist para a entrevista

27 de fevereiro de 2024
Somos destaque!

Somos destaque!

01 de fevereiro de 2024
Feirão de Vagas Mancha Verde

Feirão de Vagas Mancha Verde

24 de janeiro de 2024