Embora as duas palavras apareçam juntas com frequência, até mesmo como sinônimos, elas têm significados e aplicações diferentes. De qualquer forma, é comum a ideia de que as habilidades são partes essenciais de uma competência, ou seja, que a competência não existe sem as habilidades.
Podemos definir as competências como a mobilização de conhecimentos e aprendizados para solucionar um problema. A competência engloba um conjunto de coisas utilizadas de forma criativa para atender a uma demanda. Outra definição popular do termo competência parte da ótica da Administração, que a descreve como uma combinação entre três fatores: conhecimentos, habilidades e atitudes. Conhecimentos são acumulados a partir de experiências e estudos, enquanto as atitudes se referem às ações adotadas.
Já as habilidades transformam conhecimentos em ações para chegar a determinado objetivo. Então, a palavra habilidade pode ser conceituada como a medida de competência que uma pessoa possui para solucionar um problema. Ou então o grau de competência para dispor de seu conhecimento e torná-lo uma ação favorável. As habilidades formam competências, entretanto, não estão condicionadas a apenas uma modalidade de competência.
Desse modo, desenvolver competências e habilidades é fundamental para acompanhar as frequentes transformações no mercado de trabalho. Para buscar o sucesso profissional no novo contexto em que vivemos, é preciso ir além do conhecimento formal e se adaptar com agilidade aos diferentes cenários.
Assista a WE CAN BR no Jogo Aberto da BAND
03 de outubro de 2024Liga-SP e WE CAN BR promovem o primeiro feirão de empregos em conjunto
05 de setembro de 2024