QUAL A IMPORTÂNCIA DA ATUALIZAÇÃO CONTÍNUA

QUAL A IMPORTÂNCIA DA ATUALIZAÇÃO CONTÍNUA

Compartilhar

Existe uma sigla em inglês que define bem o presente em que as organizações operam: VUCA. Trata-se do acrônimo para Volatility (volatilidade), Uncertainty (incerteza), Complexity (complexidade) e Ambiguity (ambiguidade). Essa ideia busca mostrar que a atualidade não é algo fixa e controlável e sim em um processo constante de mudança. Nesse contexto, o aprimoramento profissional é algo essencial, mas que não diz respeito somente à própria área de atuação, pois existem outras competências que precisam ser desenvolvidas a fim de se manter competitivo no mercado de trabalho.

 

Segundo o Relatório “The Future of Jobs 2020″ do Fórum Econômico Mundial, haverá uma perda de 8,5 milhões de postos de trabalho, que serão compensados pela criação de 9,5 milhões de postos automatizados; 43% das empresas indicam que vão reduzir a força de trabalho devido à integração da tecnologia; 41% das empresas buscarão “terceirizar” atividades não essenciais; e 50% de todos os funcionários precisarão de uma requalificação e qualificação significativa.

 

Nesse contexto, é sempre importante pensar em networking e em educação continuada. A troca advinda com o contato com as pessoas da mesma empresa é fundamental, assim como conhecidos e pares de outras organizações. Em termos de educação continuada, existe uma série de cursos – on-line e presenciais –, nas mais diversas áreas do conhecimento, que devem ser realizados com regularidade.

 

Além disso, existe muita informação disponível na internet, apesar de que, nesse caso, é preciso critério para filtrar o útil do irrelevante. Saber sempre mais sobre o negócio em que se atua também é imprescindível e a esse respeito as feiras, congressos e seminários realizados na área são excelentes pontos de encontro e de troca de aprendizagens.

 

Por fim, também é relevante aprender outro idioma. Mesmo que sua função não exija tal conhecimento, é positivo sair da zona de conforto e aprender a raciocinar em outra língua. Isso ajuda a criar novas conexões neurais e proporciona um ganho cultural significativo.

 

Postagens Recentes

Checklist para a entrevista

Checklist para a entrevista

27 de fevereiro de 2024
Somos destaque!

Somos destaque!

01 de fevereiro de 2024
Feirão de Vagas Mancha Verde

Feirão de Vagas Mancha Verde

24 de janeiro de 2024