Setembro Amarelo: foco na saúde mental nas organizações

Setembro Amarelo: foco na saúde mental nas organizações

Compartilhar

O Setembro Amarelo é uma campanha liderada pela Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina com objetivo de conscientizar a respeito da importância da vida e ajudar na prevenção do suicídio, problema considerado de saúde pública. 

Nesse contexto, o trabalho dos gestores das empresas é fundamental e, ao mesmo tempo, desafiador, principalmente em como identificar e dar suporte aos colaboradores que manifestam algum sinal de crise ou dificuldade psicológica no trabalho. Por conta disso, preparamos algumas orientações para auxiliar os gestores a esse respeito. 

Educação para a saúde mental: é importante realizar treinamentos e palestras sobre saúde mental no ambiente de trabalho, de modo a reduzir o estigma associado a problemas psicológicos. A ideia é que quanto mais informações, mais recursos as pessoas terão para lidar com possíveis problemas nesse sentido.

Espaço de fala: outra medida útil é a criação de canais de comunicação confidenciais na empresa, como linhas diretas ou e-mails, em que os colaboradores possam relatar problemas de forma anônima, se assim desejarem. Tal medida favorece a criação de um ambiente em que os colaboradores se sintam à vontade para falar sobre suas preocupações e dificuldades, inclusive as relacionadas à saúde mental.

Atenção aos sinais: é fundamental estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento social, falta de concentração, irritabilidade, entre outros. Problemas como absenteísmo frequente ou queda no desempenho no trabalho podem ser indicativos de problemas psicológicos.

Tratamentos: em casos em que um colaborador é identificado com alguma problemática psicológica preocupante, é interessante disponibilizar recursos de apoio à saúde mental, como terapeutas, psicólogos, grupos de apoio e programas de bem-estar no local de trabalho ou fora dele. Uma alternativa objetiva é oferecer sessões de aconselhamento ou psicoterapia através de programas de assistência ao colaborador.

É claro que as necessidades de apoio podem variar de pessoa para pessoa. O importante nesse contexto é criar uma cultura que valorize a saúde mental e promova um ambiente em que os colaboradores se sintam apoiados e encorajados a buscar ajuda quando necessário.

Postagens Recentes

Checklist para a entrevista

Checklist para a entrevista

27 de fevereiro de 2024
Somos destaque!

Somos destaque!

01 de fevereiro de 2024
Feirão de Vagas Mancha Verde

Feirão de Vagas Mancha Verde

24 de janeiro de 2024