STAR é uma sigla em inglês que significa Situation, Task, Action, Result. Em português, a sigla é a mesma, traduzida para Situação, Tarefa, Ação, Resultado. A técnica é muito utilizada em entrevistas em que o recrutador pede exemplos de situações que você já viveu profissionalmente. Dessa forma, o método STAR pode ser usado para estruturar suas respostas, fornecendo as informações que o recrutador está buscando. Mas o que significa especificamente cada uma das palavras dessa sigla? Vamos conhecer.
Situação: a ideia é que você descreva em detalhes uma situação que se relacione com uma questão feita pelo recrutador. Por exemplo, no caso de uma situação de conflito com um colega de trabalho.
Tarefa: aqui você deverá descrever as suas responsabilidades na situação em questão. Por exemplo, o que você tinha de realizar com a pessoa envolvida no conflito? Qual era a dificuldade – prazos de entrega, comunicação, funções de cada um?
Ação: você precisa contar que atitudes tomou para resolver o conflito e de que forma chegou a esse caminho. Lembre-se: mantenha a resposta focada nas suas atitudes – e não nas do colega, dentro do exemplo indicado. A ideia é falar sobre você.
Resultado: o quarto passo é descrever os resultados que você alcançou tomando as atitudes que já descreveu. Você deve concluir a história e, de preferência, citar dados reais, se houver.
Como se vê, a técnica STAR permite a você organizar mentalmente as informações que deseja transmitir ao recrutador. Ela fornece uma estrutura que proporciona clareza em relação às suas experiências, o que facilita a compreensão do entrevistador e ajuda também a mostrar que você tem desenvoltura e controle na sua comunicação.
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