Como começar a procura de emprego

Como começar a procura de emprego

Compartilhar

 

Para quem está procurando um emprego, toda hora é hora de fazer alguma coisa, mas o início do ano tem a vantagem de servir como um recomeço de um processo que bem sabemos que pode ser muito desgastante.

 

Portanto, aqui vai algumas dicas para iniciar essa busca:

 

#Planeje-se: não adianta sair fazendo de qualquer jeito, pois o resultado pode ser frustrante. É necessário fazer um planejamento, ou seja, definir o que será feito a cada dia ou a cada semana ou a cada mês. Este planejamento deve servir como uma bússola das suas ações e também pode servir como controle de, por exemplo, quais agências já foram contatadas. 

 

#Cadastre-se: acesse sites como o da WE CAN BR (www.wecanbr.com.br) e cadastre seu currículo, pois existem milhares de vagas disponíveis a todo momento. Além disso, acesse os sites das empresas dos segmentos ligados à sua área de atuação ou próximas da região onde você habita. Nesses casos, ou cadastre seu currículo ou entre em contato com o setor de RH para verificar a oferta de vagas.

 

#Atualize e envie seu currículo: o currículo sempre deve ser revisto e atualizado. Esse cuidado é fundamental. Além disso, é preciso enviá-lo para as empresas que façam sentido para você e isso pode ser feito no próprio site das empresas (caso existe tal opção), contatando diretamente o setor de RH ou também pelo LinkedIn.

 

#Acione seu networking: ligue, mande e-mail, envie mensagem pelas redes sociais, enfim, entre em contato com as pessoas que você conhece e faça-as saberem que você está à procura de trabalho e em qual área ou setor. É preciso disseminar a informação, pois sempre existe alguém que conhece alguém que pode saber de uma oportunidade.

 

#Mantenha a fé e a atitude positiva: procurar trabalho é um trabalho e geralmente é um processo desgastante. Contudo, não existe mágica nem milagre; é preciso consistência e perseverança. Por isso, manter a fé e a atitude positiva é fundamental.