7 dicas para ter mais foco no trabalho

7 dicas para ter mais foco no trabalho

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Estímulos para distrações não faltam em nosso dia a dia. Por isso, uma das grandes habilidades da atualidade é saber renunciar a esses convites constantes e dirigir a própria atenção para aquilo que constitui efetivamente o nosso trabalho. Confira algumas dicas para aumentar o foco para aquilo que convém!

 

1) Defina objetivos claros. Isso ajudará a direcionar sua energia e concentração para as tarefas mais importantes.

 

2) Planeje-se. Dedique um tempo para planejar as tarefas diárias ou semanais. Isso ajudará a priorizar as atividades e evitará que você se sinta sobrecarregado.

 

3) Foque em uma tarefa por vez. Embora muitas pessoas acreditem que a multitarefa é eficiente, na verdade ela pode diminuir a produtividade e o foco. Concentre-se em uma tarefa de cada vez e evite se distrair com outras atividades.

 

4) Crie um ambiente propício. Certifique-se de ter um ambiente de trabalho organizado e livre de distrações. Minimize ruídos externos, mantenha sua mesa limpa e evite ter objetos ou dispositivos que possam tirar sua atenção.

 

5) Elimine distrações digitais. Desative notificações desnecessárias em seu computador ou smartphone. As redes sociais, e-mails e mensagens podem interromper seu fluxo de trabalho. 

 

6) Faça pausas estratégicas. Pausas curtas e regulares durante o dia ajudam a recarregar as energias. Levante-se, movimente-se, faça alongamentos ou respire profundamente para renovar sua concentração.

 

7) Saiba dizer não. É preciso saber renunciar àquelas tarefas que não fazem parte do escopo de trabalho, do contrário, haverá uma sobrecarga e nenhuma delas acabará sendo realizada adequadamente.