Sempre que uma oportunidade de trabalho é aberta por uma empresa existe uma série de etapas que deverão ser concretizadas até que um profissional inicie seu trabalho efetivamente. Conhecê-las é importante para que sobretudo o candidato tenha clareza em relação ao processo e saiba qual etapa está sendo realizada naquele momento.
1. Descrição do cargo e perfil: a primeira etapa é quando a empresa faz o desenho da vaga que será aberta, incluindo as funções a serem realizadas, os requisitos necessários e outros detalhes pertinentes. Junto a isso, é feito também a descrição do perfil do candidato que será mais adequado para aquela oportunidade.
2. Atração de candidatos: a partir da definição da vaga, é feita a divulgação em busca dos candidatos. Essa é uma etapa estratégica porque é necessário utilizar aqueles canais em conformidade com as particularidades da vaga e do candidato ideal. A divulgação pode ser feita na base de dados da empresa de seleção, em veículos de comunicação e redes sociais.
3. Seleção: essa etapa funciona como uma espécie de triagem. Normalmente, existe um número maior de candidatos em potencial do que as vagas oferecidas, fazendo com que seja necessário um primeiro filtro para identificar os candidatos mais adequados.
4. Entrevista: após a seleção, são feitas entrevistas com os candidatos em potencial a fim de ir mais a fundo na escolha do profissional mais adequado. Em nosso site, existe uma série de outros textos com orientações para você ter um bom desempenho nessa etapa.
5. Negociação e contratação: essa é a etapa final em que a empresa e candidato entram em acordo antes de iniciar os trabalhos efetivamente.
É claro que essas etapas não são fixas. Dependendo do perfil da empresa, da vaga e da urgência para a contratação, muita coisa pode mudar. Porém, em linhas gerais, podemos considerar esse fluxo como aquele mais praticado no mercado.
Assista a WE CAN BR no Jogo Aberto da BAND
03 de outubro de 2024Liga-SP e WE CAN BR promovem o primeiro feirão de empregos em conjunto
05 de setembro de 2024