Três mitos sobre uma carreira de sucesso

Três mitos sobre uma carreira de sucesso

Compartilhar

O que define “sucesso” para você? Dinheiro? Reconhecimento? Prestígio? Estabilidade profissional? Possibilidade de conhecer outros locais? Certamente, a definição de sucesso é relativa de pessoa para pessoa e também pode variar de acordo com a fase de vida. Apesar dessa multiplicidade de perspectiva, o fato é que existem muitos mitos sobre esse assunto e esses mitos podem, de algum modo, bloquear o seu desenvolvimento profissional. 

 

Abaixo, apresentamos alguns deles:  

 

1. Para ter sucesso, é necessário estudar nas melhores faculdades: mito! Se pensarmos em grandes empreendedores brasileiros, como Luiza Helena Trajano e Sílvio Santos, já temos exceções à regra. Ela, por exemplo, formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Franca; ele é formado em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio Amaro Cavalcanti. Provavelmente, são instituições de ensino que você nunca ouviu falar. Há ainda casos de bilionários que nem faculdade fizeram, como Amancio Ortega, dono da marca de roupas Zara, e Richard Branson, da Virgin.

 

2. Para ter sucesso, é necessário separar a vida pessoal da vida profissional: mito! Primeiro, porque é impossível fazer tal separação. Se alguém enfrenta um problema difícil na vida privada, é evidente que haverá um impacto na vida profissional (e vice-versa). Além disso, grande parte das empresas brasileiras são empresas familiares, o que nos faz pensar que, provavelmente, existe aí uma mescla entre as esferas particular-profissional.

 

3. Para ter sucesso, é necessário trabalhar em esquema 24/7: mito! Quem trabalha 24 horas 7 dias por semana é máquina. Somos seres humanos, complexos, plurais, diversificados, e não vivemos somente de trabalho. Existem outras dimensões que precisam ser satisfeitas, como afeto, intelecto, estética etc. Trabalhar sob esse esquema só vai produzir estresse e o chamado entrincheiramento organizacional.