Como a autossabotagem pode atrapalhar sua carreira

Como a autossabotagem pode atrapalhar sua carreira

Compartilhar

Sabotagem você já conhece. Significa causar um dano, prejudicar, minar determinada coisa. Mas autossabotagem você já tinha ouvido falar? É a mesma lógica de causar um dano só que para si mesmo e não para um terceiro. Pode não fazer muito sentido. Afinal, quem faria mal a um próprio projeto? Infelizmente a autossabotagem existe e você precisa tomar consciência para não jogar contra, sobretudo quando se trata da própria carreira.

 

Primeiro de tudo, é preciso esclarecer que temos um inconsciente. Quer dizer que existe uma parte de nós que age autonomamente e não controlamos, só vemos os efeitos. Portanto é necessário vigilância e questionamento constantes: o que estou fazendo? Qual o meu objetivo com essa ação? O que devo fazer em seguida? Essa vigilância significa estar atento, ter propriedade da própria vida, vontade de alcançar certo objetivo. Isso lembra a velha frase: quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável. Assim, é preciso saber para onde se está indo.

 

Além da vigilância com tudo o que se está fazendo é necessário também atenção à preguiça, que é um dos principais braços da autossabotagem. Por natureza, o ser humano é um ser contemplativo e essa contemplação pode nos levar à certa passividade. De novo: para combater a preguiça é preciso tomar consciência de quando ela está agindo sobre nós e reagir, tomar as rédeas da situação e voltar ao prumo.

 

Por fim, os modelos mentais que carregamos também ajudam a formar a autossabotagem. São pré-conceitos e pré-suposições que carregamos dentro de nós e que usamos, erroneamente, como critério em diversas situações. É preciso ter em mente que o mundo gira, as pessoas mudam, as situações se transformam. Aquilo que era verdade ontem não necessariamente será amanhã. Aquela pessoa que sempre gostou de mim não  necessariamente carrega a mesma estima hoje. Enfim, é necessário atualizar constantemente nossas concepções a partir daquilo que se apresenta, não com o que está em nossa cabeça.

 

Com essas dicas, esperamos que você consiga ser mais proativo na construção da própria carreira e evite cair nas armadilhas que nosso próprio inconsciente pode preparar para nos derrubar.

Postagens Recentes

Checklist para a entrevista

Checklist para a entrevista

27 de fevereiro de 2024
Somos destaque!

Somos destaque!

01 de fevereiro de 2024
Feirão de Vagas Mancha Verde

Feirão de Vagas Mancha Verde

24 de janeiro de 2024