COMO TER SUCESSO NA GESTÃO DO TEMPO

COMO TER SUCESSO NA GESTÃO DO TEMPO

Compartilhar
Nosso dia tem 24 horas e em parte dele estamos inativos, dormindo. Assim, resta-nos uma janela de tempo bastante limitada para produzir e nos qualificar. É preciso consciência do tempo presente e vontade de querer aproveitá-lo ao máximo. Um bom exemplo desse tema é o filme "O preço do amanhã", do diretor Andrew Niccol, que narra a história de uma sociedade em que o envelhecimento passou a ser controlado para evitar a superpopulação, tornando o tempo a principal moeda de troca para sobreviver. Com isso em mente, elencamos dez sugestões para ter sucesso na gestão do seu tempo. Confira!
 
1. Manter uma lista de tarefas: aquilo que precisa ou deve ser feito tem que estar anotado para ficar "fora" da sua cabeça. Primeiro porque é bastante difícil memorizar todas as tarefas a serem realizadas; segundo porque, fazendo isso, você de alguma forma "libera" sua mente para realizar as ações com mais afinco e criatividade.
 
2. Estabelecer objetivos pessoais: para um barco sem rumo qualquer vento é favorável, já dizia o velho ditado. Definir e ancorar metas para si faz com que tudo passe a ganhar um novo sentido, pois estaremos orientados e determinados em certa direção. Evidentemente, tais objetivos podem mudar e é natural que isso ocorra. O mais importante é tê-los vivos e presentes no dia a dia.
 
3. Não procrastinar: significa não deixar para amanhã o que pode ser feito hoje. A procrastinação é um dos males do nosso século e é resultado, sobretudo, da falta de clareza sobre a importância da realização das tarefas. Além disso, quando uma tarefa não é finalizada, ocorre uma espécie de bola de neve, em que mais tarefas vão se acumulando até gerar um problema maior.
 
4. Saber dizer não: a clareza de que falamos no item anterior também está ligada ao saber dizer não. Quando um profissional conhece seus limites e sua produtividade, é mais fácil gerenciar a quantidade de tarefas que pode assumir, aceitando aquilo que consegue e evitando o que geraria uma sobrecarga. Evidentemente, essa não é uma regra rígida e algumas tarefas surgem com importância maior que merecem toda a atenção.
 
5. Focar no agora: outro mal do nosso século é a distração, sobretudo em função das redes sociais. É preciso consciência de que o passado não existe mais e que o futuro não existe ainda. A única coisa que nos resta é o aqui e agora. Por isso, é necessário se perguntar a todo instante: agora, o que devo fazer?
 
6. Focar em uma tarefa por vez: essa é uma estratégia para dedicar o máximo de empenho e criatividade naquilo que deve ser realizado. Contudo, isso pode variar na medida em que um profissional percebe quantas tarefas consegue realizar concomitantemente. O critério é sempre conseguir concluir e de modo satisfatório.
 
7. Definir uma agenda de tarefas realizáveis: significa colocar no papel aquilo que você tem condições de realizar no curto prazo. Os grandes objetivos de vida devem sim ser definidos, mas provavelmente eles não serão concluídos tão cedo. Assim, a ideia da agenda de tarefas realizáveis são aquelas tarefas menores que levam até os grandes objetivos.
 
8. Gerenciar as distrações: hoje o inimigo #1 da produtividade é o celular. Desativar as notificações irrelevantes é essencial, a menos que seu trabalho tenha relação com isso. Uma boa dica é colocar o celular no modo avião para que você tenha liberdade para produzir o que precisa. Contudo, cada caso é um caso e é preciso saber avaliar se essa medida é conveniente para determinada pessoa.
 
9. Fazer pausas: afinal, não somos máquinas. Nosso corpo e nossa mente precisam de certo descanso e distração. Nessa hora, nada melhor do que socializar e conversar com colegas e amigos.
 
10. Priorizar: é necessário discernimento para saber o que deve estar na prioridade em determinado momento. Aqui entram em campo a experiência e a sabedoria, que são construídas com o passar do tempo. Mais alguém sabe, melhores condições tem de discernir e priorizar.