Primeiro emprego: 4 dicas para conseguí-lo sem ter experiência

Primeiro emprego: 4 dicas para conseguí-lo sem ter experiência

Compartilhar

Nem sempre a experiência faz abrir as portas na hora de conseguir um emprego. Outros atributos podem ser considerados, como disponibilidade, vontade de aprender, baixas exigências, entre outros. Por isso, a falta de experiência não é motivo para não se lançar ao mercado de trabalho e começar a construir uma carreira galgando constantemente melhores posições. Conheça aqui algumas dicas para ajudar nessa etapa.

 

1. Jovem aprendiz: o programa tem como objetivo a inclusão social de jovens no mercado de trabalho, visando o desenvolvimento de competências teóricas e práticas que auxiliem na preparação para o mundo do trabalho. Esse projeto beneficia tanto quem quer conquistar o primeiro emprego quanto as empresas.

 

2. Estágio: essa é a forma mais clássica e tradicional de construção da carreira. No estágio, seja remunerado ou não, o objetivo é aprender. No entanto, ao aprender o estagiário também já demonstra suas habilidades e atitudes e isso pode chamar a atenção da empresa e fazer com que ocorra a efetivação.

 

3. Trabalho voluntário: ele é bem-visto pelas empresas e permite construir networking. O trabalho voluntário atualmente é bastante profissionalizado e é um indicador de que, quem o faz, se preocupa com sua própria comunidade e pratica valores, como a filantropia. A partir do trabalho voluntário, você pode conhecer pessoas que atuam no setor privado e ter aí uma chance de ingressar em uma empresa. Mas sem esquecer que, hoje, é possível inclusive fazer carreira no próprio terceiro setor.

 

4. Trabalho temporário: esta é uma modalidade regulamentada desde a década de 1970 no Brasil e é uma oportunidade de o profissional mostrar para a empresa suas competências, habilidades e atitudes. Cada vez mais, o trabalho temporário é visto como uma porta de entrada em jovens em situação de primeiro emprego e uma chance para que profissionais e empresas possam se conhecer melhor.