Habilidade e competência: você sabe como diferenciar?

Habilidade e competência: você sabe como diferenciar?

Compartilhar

Embora as duas palavras apareçam juntas com frequência, até mesmo como sinônimos, elas têm significados e aplicações diferentes. De qualquer forma, é comum a ideia de que as habilidades são partes essenciais de uma competência, ou seja, que a competência não existe sem as habilidades.

 

Podemos definir as competências como a mobilização de conhecimentos e aprendizados para solucionar um problema. A competência engloba um conjunto de coisas utilizadas de forma criativa para atender a uma demanda. Outra definição popular do termo competência parte da ótica da Administração, que a descreve como uma combinação entre três fatores: conhecimentos, habilidades e atitudes. Conhecimentos são acumulados a partir de experiências e estudos, enquanto as atitudes se referem às ações adotadas.

 

Já as habilidades transformam conhecimentos em ações para chegar a determinado objetivo. Então, a palavra habilidade pode ser conceituada como a medida de competência que uma pessoa possui para solucionar um problema. Ou então o grau de competência para dispor de seu conhecimento e torná-lo uma ação favorável. As habilidades formam competências, entretanto, não estão condicionadas a apenas uma modalidade de competência.

 

Desse modo, desenvolver competências e habilidades é fundamental para acompanhar as frequentes transformações no mercado de trabalho. Para buscar o sucesso profissional no novo contexto em que vivemos, é preciso ir além do conhecimento formal e se adaptar com agilidade aos diferentes cenários.

 

Postagens Recentes

Checklist para a entrevista

Checklist para a entrevista

27 de fevereiro de 2024
Somos destaque!

Somos destaque!

01 de fevereiro de 2024
Feirão de Vagas Mancha Verde

Feirão de Vagas Mancha Verde

24 de janeiro de 2024