Os dez principais erros dos candidatos na hora de concorrer a uma vaga

Os dez principais erros dos candidatos na hora de concorrer a uma vaga

Compartilhar

A busca por uma vaga de emprego pode ser desafiadora e muitos candidatos cometem erros na hora de concorrer a uma oportunidade. Neste texto, serão apresentados os dez principais erros que os candidatos cometem, desde faltar às entrevistas até enviar outra pessoa no seu lugar. É importante evitar esses erros para aumentar as chances de sucesso na busca por uma oportunidade no mercado de trabalho.

 

1. Não comparecer nas entrevistas. Seja na seleção prévia, seja na entrevista de trabalho com a empresa, quando o candidato falta, a não contratação é consequência direta.

 

2. Mentir experiência ou qualificação. Ou ainda dar uma informação à agência e outra para a empresa que está contratando. O mercado exige verdade e coerência.

 

3. Tentar negociar salário maior. Existem casos em que o candidato é informado pela agência sobre o valor de determinada vaga e mesmo assim ele tenta barganhar durante a entrevista com o cliente, às vezes omitindo que conhecia a remuneração. Ocorre que, normalmente, os valores são definidos por acordo coletivo entre empresas e sindicatos, ou seja, não há margem para negociação. 

 

4. Ausência no primeiro dia de trabalho. Existem casos em que o candidato é contratado, mas logo falta, ou então trabalha apenas um dia e desiste. Isso mancha sua reputação no mercado.

 

5. Tentar aproximação pessoal com o entrevistador. Dar presentes ou fazer elogios durante a entrevista de emprego são atitudes mal vistas e que denigrem a imagem do candidato. 

 

6. Não atender ao telefone. Atualmente, as pessoas querem se comunicar apenas por mensagens, só que o processo de seleção é dinâmico e a comunicação com o candidato precisa ser rápida.

 

7. Impaciência. Especialmente em entrevistas coletivas, em que às vezes é necessário aguardar para ser chamado. 

 

8. Má apresentação pessoal. Este é um erro básico, mas visto ainda hoje, como unhas sujas, excesso de perfume, currículo engordurado etc. 

 

9. Ausência em entrevistas em dias/horários especiais. Isso ocorre em agendamentos feitos após às 18h ou antes das 9h, ou em sábados ou domingos, assim como em dias de chuva. 

 

10. Enviar outra pessoa no seu lugar. Se a entrevista foi marcada com um candidato específico é com ele que queremos conversar, não seu amigo ou familiar. 

 

Postagens Recentes

Checklist para a entrevista

Checklist para a entrevista

27 de fevereiro de 2024
Somos destaque!

Somos destaque!

01 de fevereiro de 2024
Feirão de Vagas Mancha Verde

Feirão de Vagas Mancha Verde

24 de janeiro de 2024