5 mitos sobre produtividade no trabalho

5 mitos sobre produtividade no trabalho

Compartilhar

Saber ser produtivo no trabalho é uma verdadeira arte que envolve conhecimento do negócio, conhecimento da sua área de atuação e conhecimento de mercado. Por isso, vamos adotar uma abordagem diferente e apresentar 5 mitos sobre produtividade que podem levar as pessoas a cometerem algum equívoco.

 

1. Mais tempo de trabalho é igual à mais produtividade. Mito! Alguém que não sabe o que deve ser feito pode acabar fazendo algo inconveniente ou inapropriado. Portanto, produtividade não tem a ver com quantidade de tempo. Trabalhar de forma inteligente e focada é mais importante do que apenas trabalhar muitas horas.

 

2. Fazer muitas coisas ao mesmo tempo favorece a produtividade. Mito! Ser multitarefa às vezes favorece a confusão e a incompletude de muitas tarefas. É melhor fazer menos e melhor do que várias coisas de maneira inacabadas. 

 

3. Ocupar todo o tempo com atividades ajuda a ser mais produtivo. Mito! Dar-se tempo para descansar, relaxar e recarregar energias é fundamental para a produtividade a longo prazo. Fazer pausas regulares ajuda a manter o foco e a clareza mental.

 

4. A produtividade é medida pelo número de trabalhos finalizados. Mito! Você pode até fazer centenas de tarefas em um curto espaço de tempo, mas isso não significa que estará de fato ajudando a sua organização. Produtividade tem a ver com qualidade, não quantidade.

 

5. Usar o tempo livre para trabalhar mais é sinal de produtividade. Mito! O tempo livre é o momento para adquirir novos conhecimentos, desenvolver novas habilidades, estudar assuntos diferentes, praticar exercícios físicos, estar com quem se gosta etc. Sem esse cuidado consigo mesmo, fica mais difícil fazer entregas de qualidade no trabalho. Por isso, nem sempre é uma boa ideia usar o tempo livre para fazer pequenas tarefas que não trazem grandes benefícios.