7 motivos para contratar trabalhadores temporários

7 motivos para contratar trabalhadores temporários

Compartilhar

O trabalho temporário é uma modalidade de contratação utilizada em diversos países para satisfazer, essencialmente, duas demandas de mercado: acréscimo extraordinário de serviço e substituição de profissionais. Fato é que, com o passar do tempo, essa modalidade se fortaleceu, servindo para flexibilizar as relações de trabalho e permitir às empresas maiores possibilidades de crescimento. Esse aspecto positivo também se deu no lado dos profissionais, que tiveram novas oportunidades de (re)ingresso no mercado de trabalho e que agora podem se experimentar nas mais diversas áreas. Conheça agora, pelo menos, sete motivos para fazer a contratação de trabalhadores temporários.

 

1. Custos menores: a contratação via trabalho temporário reduz significativamente os valores relativos aos encargos sociais legais.

 

2. Flexibilidade nas relações de trabalho: em casos de desligamento, há isenção da multa do FGTS e não há necessidade de aviso prévio. 

 

3. Processos mais simples e ágeis: a empresa que o utiliza não precisa se envolver com processos de recrutamento e seleção de pessoal nem com a administração dos pagamentos, pois isso fica a cargo da agência de recursos humanos.

 

4. Oportunidade para empresa e profissional se conhecerem: o trabalho temporário é uma oportunidade para que empresas e profissionais possam se conhecer e assim verificar se há afinidade entre eles. Isso representa economia de tempo, de recursos e mais assertividade na hora de uma possível contratação efetiva.

 

5. Profissionais com direitos garantidos: um trabalhador temporário tem os mesmos direitos de um trabalhador contratado por CLT, como carteira de trabalho assinada, remuneração compatível com a área de atuação, décimo terceiro e jornada de trabalho semelhante. 

 

6. Estímulo ao desenvolvimento econômico: o trabalho temporário é uma forma de manter a economia sempre em funcionamento, estimulando a produção de bens de consumo e a comercialização desses produtos. Além disso, é um fomento à geração de emprego e renda, condição essencial para o desenvolvimento econômico de um país.

 

7. Atendimento às demandas específicas de mercado: em algum momento, uma empresa passará pelos dois motivos de contratação de temporários (acréscimo extraordinário de serviço e substituição de profissionais). Assim, quanto antes ela já estiver acostumada a utilizar essa modalidade, mais facilidades terá no momento em que a contratação se fizer necessária.

 

Postagens Recentes

Checklist para a entrevista

Checklist para a entrevista

27 de fevereiro de 2024
Somos destaque!

Somos destaque!

01 de fevereiro de 2024
Feirão de Vagas Mancha Verde

Feirão de Vagas Mancha Verde

24 de janeiro de 2024