6 dicas para recolocação no mercado de trabalho

6 dicas para recolocação no mercado de trabalho

Compartilhar

Recolocar-se profissionalmente é quando alguém procura uma nova oportunidade de trabalho devido a uma série de motivos, como busca por crescimento profissional, mudança de carreira, término de contrato, demissão, entre outros. Também chamada de outplacement, ela pode envolver uma série de etapas e geralmente requer um esforço ativo por parte do candidato. Sem dúvidas, a recolocação profissional é um processo desafiador, mas também oferece a oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Veja 5 dicas para auxiliar a alcançar o êxito neste caso.

 

1) Currículo atualizado. Esta é a hora de dar aquela sacudida no próprio currículo atualizando todas as informações, especialmente aquelas que ajudam a valorizar e qualificar sua imagem profissional.

 

2) Ativação das redes de contato. Utilize sua rede de contatos profissionais, incluindo ex-colegas, amigos e familiares. Avise-os sobre sua busca por recolocação e peça ajuda para obter informações sobre oportunidades de trabalho ou possíveis indicações.

 

3) Pesquisa de mercado. Investigue sobre o mercado de trabalho na sua área de interesse. Busque por empresas que estão contratando e os setores que estão em alta. Isso ajudará a direcionar sua busca e a identificar as oportunidades disponíveis.

 

4) Desenvolvimento e atualização. Aproveito o momento para fazer cursos rápidos e dirigidos para desenvolver habilidades específicas e relevantes para sua área de atuação. Em especial, busque na internet por formações gratuitas; assim, você aproveita ao máximo seu tempo livre.

 

5) Atitude positiva. Mesmo que este seja um momento desafiador, é importante manter uma atitude positiva e nunca desistir. A recolocação profissional pode levar tempo e envolver algumas rejeições ao longo do caminho. Esteja preparado! 

 

6) Cadastre-se no nosso site!