COMO RESPONDER SUA PRETENSÃO SALARIAL

COMO RESPONDER SUA PRETENSÃO SALARIAL

Compartilhar

Esse assunto é um dos que geram mais dúvidas na hora do processo seletivo de vagas de emprego. Mas não precisamos transformá-lo em tabu. Resumidamente, a pretensão salarial é uma soma dos valores profissionais (conhecimento e experiência na área) de acordo com as funções descritas na vaga e valor de mercado. Neste post, trazemos algumas dicas e estratégias de como abordar o assunto da melhor forma possível. 

 

1. Considere a média do mercado

Pesquise quanto o mercado está pagando para a vaga em questão. Descubra o piso salarial – essa informação normalmente é encontrada em sites de vagas, em análises de empresas de recrutamento e nos sindicatos da classe – e considere o perfil da empresa, se é de pequeno, médio ou grande porte.

2. Sua pretensão deve estar de acordo com sua experiência

Seja realista ao propor um salário. Leve em conta toda sua experiência na área, os cursos de especialização, os resultados alcançados. Dessa forma, você tem mais confiança para negociar o salário com o empregador e recusar propostas que não estão à sua altura.

Se você é novo no mercado de trabalho, tenha em mente que as empresas costumam oferecer o salário-base da categoria.

3. Conversa sincera

Estar seguro ao falar sobre a pretensão salarial demonstra que você tem conhecimento de mercado e valoriza suas próprias aptidões. Esteja aberto.

Nada de prepotência, uma conversa sincera é o caminho para fechar um bom acordo para ambos os lados. Se você está afastado do mercado por um determinado tempo, não conseguirá ter tanto poder de argumentação. O mais importante é ter uma base mínima para que possa cumprir com seus compromissos. 

4. Responda com uma faixa salarial

Você não precisa responder a sua pretensão salarial com um valor exato do salário almejado. A faixa salarial nada mais é que um intervalo de valores. Por isso, você pode responder, por exemplo, entre 2.000 e 2.500 reais. Dessa forma, você mostra flexibilidade e dá uma margem de negociação para ambas as partes.

Para não causar constrangimento, você pode citar qual foi sua última remuneração e benefícios, assim o recrutador terá uma ideia aproximada de em qual faixa salarial você se enquadra, bem como qual a sua necessidade para manter suas despesas fixas.

Postagens Recentes

Checklist para a entrevista

Checklist para a entrevista

27 de fevereiro de 2024
Somos destaque!

Somos destaque!

01 de fevereiro de 2024
Feirão de Vagas Mancha Verde

Feirão de Vagas Mancha Verde

24 de janeiro de 2024