Como ser mais efetivo na busca pelas vagas

Como ser mais efetivo na busca pelas vagas

Compartilhar

 

Persistência é a palavra de ordem para quem busca a (re)colocação no mercado de trabalho. Aquela história de que “segunda-feira é o dia internacional de procurar trabalho” não tem o menor sentido, especialmente hoje quando a maioria dos processos seletivos é feito on-line. Por isso, preparamos algumas orientações para tornar essa pesquisa mais certeira.

 

1) Tenha foco: é preciso ter clareza quanto à área em que você quer trabalhar e, com isso, delimitar o raio de interesse. Se sua experiência é na área de vendas, por exemplo, e você pretende seguir nessa especialidade, concentre-se nisso e faça com que todas as ações se desenrolem a partir desse foco. Você até pode iniciar um trabalho em outra área, mas tanto você quanto a empresa precisam ter clareza que seu interesse é outro. 

 

2) Mantenha o currículo atualizado: nunca sabemos quando será o momento de enviar o currículo, por isso, a dica é deixá-lo sempre atualizado. Fez algum curso? Registre no currículo. Realizou algum trabalho voluntário? Registre no currículo. Lembrou no meio da noite que possui certa especialidade? Levante e atualize o currículo. 

 

3) Faça contatos: sabendo o que você quer e tendo o currículo atualizado, é hora de dizer ao mundo o que você busca. A rede de relacionamentos é um patrimônio de qualquer profissional, por isso, nessa hora é preciso ativá-la: fazer contatos e informar as pessoas o que você procura. Tão importante quanto é acessar os sites das agências de emprego e outros sites com vagas para pesquisar as oportunidades e, sempre que possível, cadastrar-se para receber notificações de novas vagas. Porém, não adianta ficar parado esperando: é sempre recomendado ser proativo e acessar esses sites com bastante frequência.

 

4) Explore as redes sociais: atualmente, o LinkedIn é a principal plataforma quando se pensa no mundo do trabalho e muitas empresas divulgam suas vagas diretamente nessa rede social. Além de pesquisar, é importante você atualizar seu perfil (e se não tiver um, criar imediatamente!) e se certificar de que, quando alguém acessá-lo, saberá qual é sua especialidade e que você busca uma oportunidade na área. As outras redes sociais, como Facebook e Instagram, têm um perfil mais abrangente, mas não significa que não possam ser úteis nesse momento. Procure por grupos no Facebook ligados à sua área e verifique se há discussões atualizadas. Esses grupos são boas fontes para construir um networking válido. 

Postagens Recentes

Estaremos no 21º CONAMARH

Estaremos no 21º CONAMARH

04 de setembro de 2024
Somos destaque!

Somos destaque!

01 de fevereiro de 2024