Como ser mais efetivo na busca pelas vagas

Como ser mais efetivo na busca pelas vagas

Compartilhar

 

Persistência é a palavra de ordem para quem busca a (re)colocação no mercado de trabalho. Aquela história de que “segunda-feira é o dia internacional de procurar trabalho” não tem o menor sentido, especialmente hoje quando a maioria dos processos seletivos é feito on-line. Por isso, preparamos algumas orientações para tornar essa pesquisa mais certeira.

 

1) Tenha foco: é preciso ter clareza quanto à área em que você quer trabalhar e, com isso, delimitar o raio de interesse. Se sua experiência é na área de vendas, por exemplo, e você pretende seguir nessa especialidade, concentre-se nisso e faça com que todas as ações se desenrolem a partir desse foco. Você até pode iniciar um trabalho em outra área, mas tanto você quanto a empresa precisam ter clareza que seu interesse é outro. 

 

2) Mantenha o currículo atualizado: nunca sabemos quando será o momento de enviar o currículo, por isso, a dica é deixá-lo sempre atualizado. Fez algum curso? Registre no currículo. Realizou algum trabalho voluntário? Registre no currículo. Lembrou no meio da noite que possui certa especialidade? Levante e atualize o currículo. 

 

3) Faça contatos: sabendo o que você quer e tendo o currículo atualizado, é hora de dizer ao mundo o que você busca. A rede de relacionamentos é um patrimônio de qualquer profissional, por isso, nessa hora é preciso ativá-la: fazer contatos e informar as pessoas o que você procura. Tão importante quanto é acessar os sites das agências de emprego e outros sites com vagas para pesquisar as oportunidades e, sempre que possível, cadastrar-se para receber notificações de novas vagas. Porém, não adianta ficar parado esperando: é sempre recomendado ser proativo e acessar esses sites com bastante frequência.

 

4) Explore as redes sociais: atualmente, o LinkedIn é a principal plataforma quando se pensa no mundo do trabalho e muitas empresas divulgam suas vagas diretamente nessa rede social. Além de pesquisar, é importante você atualizar seu perfil (e se não tiver um, criar imediatamente!) e se certificar de que, quando alguém acessá-lo, saberá qual é sua especialidade e que você busca uma oportunidade na área. As outras redes sociais, como Facebook e Instagram, têm um perfil mais abrangente, mas não significa que não possam ser úteis nesse momento. Procure por grupos no Facebook ligados à sua área e verifique se há discussões atualizadas. Esses grupos são boas fontes para construir um networking válido. 

Postagens Recentes

Checklist para a entrevista

Checklist para a entrevista

27 de fevereiro de 2024
Somos destaque!

Somos destaque!

01 de fevereiro de 2024
Feirão de Vagas Mancha Verde

Feirão de Vagas Mancha Verde

24 de janeiro de 2024