O que pesquisar antes da entrevista de emprego?

O que pesquisar antes da entrevista de emprego?

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Como o título desta matéria sugere, é recomendável chegar para a entrevista de emprego já de posse de algumas informações. Mas quais são elas? Essencialmente, trata-se de informações sobre a empresa para a qual a vaga foi aberta e o mercado em que essa empresa se insere. Portanto, confira abaixo algumas dicas para ajudar nesse sentido.

 

1) Visão, missão e valores: também chamada de “filosofia da empresa”, a visão, missão e valores representam as bases de uma organização e definem aspectos intangíveis, mas que norteiam suas ações. Há empresas que valorizam as pessoas e outras que têm como foco a performance no mercado. É importante saber, especialmente, se os seus valores pessoais são convergentes com os da organização onde pretende trabalhar. Normalmente, essa informação está disponível no site da empresa.

 

2) Clientes e produtos ou serviços: essas são informações mais práticas e fundamentais. É importantíssimo saber quem são os principais clientes (ou ao menos em que segmento a empresa atua, pois essa informação pode não estar disponível) e aquilo que a organização fabrica ou oferece ao mercado, seja com produtos, seja com serviços. 

 

3) Notícias e eventos recentes sobre a empresa: as notícias mostram a movimentação da empresa no mercado, com quem se relaciona e o que valoriza. É importante estar atualizado nesse sentido e é preciso estar atento ao que a organização pratica no seu dia a dia.

 

4) Localização: pode parecer uma informação óbvia, mas há empresas com filiais em endereços diferentes e é fundamental saber para qual endereço a vaga em questão foi aberta. Além disso, sabendo o endereço, o candidato pode calcular o tempo de deslocamento e o meio de transporte mais adequado.

 

5) Redes sociais: assim como no item 3, saber o que a empresa torna público pelas redes sociais é relevante pois se trata de um bom indicador daquilo que a organização valoriza e se preocupa. Mesmo que a empresa não tenha uma identidade pública em canais como Facebook, Instagram ou YouTube, isso já é uma informação que pode ser considerada.

 

6) Informações anônimas: todos os itens acima, geralmente, estão disponíveis no site da empresa, então acessá-lo e esmiuçá-lo é tarefa essencial. No entanto, existe também uma série de informações que não são apresentadas pela organização, mas que podem ser acessadas por outros canais. Um deles são as próprias pessoas que trabalham ou trabalharam na empresa, só que nesse caso o candidato precisa já ter tido algum vínculo com ela. E na internet, existem sites como o Glassdoor, em que funcionários atuais e ex-funcionários avaliem empresas anonimamente.

 

7) Concorrência: a partir do item 2, em que o candidato busca conhecer o contexto em que a empresa atua, é possível pesquisar quem são e como trabalham as outras empresas concorrentes. Isso oferece uma visão de conjunto sobre o mercado e pode ser extremamente útil no futuro